A oportunidade chegou nestas férias de julho na companhia de um grupo de educadoras amigas .Lá fomos nós!
Ao alto astral do grupo, à alegria contagiante , ao riso solto , veio se juntar a beleza natural de Lençóis. Magnífico!!!
Esperar hora ,sem um mínimo de "estrutura" (banheiro , água..)para atravessar de balsa a Toyota,é uma situação que fica ofuscada,minimizada diante do esplendor de beleza das dunas , dos lagos de água da chuva,azuis ,de agradável temperatura ...E pra completar , um maravilhoso por do sol.Um paraíso!
A volta , extasiados com tanta beleza, ainda saboreamos uma gostosa tapioca feita e vendida pela população ribeirinha,além de curtir o reggae local .Nem sentimos esperar para atravessar de volta!A farra continuou na trilha percorrida pela Toyota ,transbordávamos alegria !
No dia seguinte , quase uma hora andando de barco , descendo o Rio Preguiça, apreciando a vegetação local, parando nas comunidades de Mandacaru, Caburé...interagindo com o povo da terra, com os micos, macacos, papagaios;tomando água de côco, descansando nas redes ou revivendo a infâcia nos balanços de corda.Toda essa experiência ,esse contato com a natureza revitalizou-nos,repôs as energias gastas na rotina do dia a dia .Tudo muito gostoso!
E São Luís?
A única capital brasileira fundada pelos franceses ,mas com o estilo arquitetônico de Portugal. Os portugueses deixaram como herança os mais de três mil sobrados e casarões dos séc.:XVIII e XIX,que se espalham pelas ruas e praças do Centro Histórico da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.Muitos casarões chamam atenção pelo abandono,pelas fachadas destruídas ou azulejos arrancados.Pena!
Tivemos o privilégio de estar lá na época do evento Vale Festejar ,onde acontece várias apresentações de danças folclóricas , do Bumba -Meu-Boi .A decoração típica muito legal e o figurino das apresentações muito bem cuidado e preparado.Me encantei vendo a tradição sendo transmitida e perpetuada com os pequeninos , quase bebês, que já integram os grupos;com a alegria e o prazer escancarado dos "brincantes".É contagiante! Neste evento também havia barracas com comidas típicas e foi possível experimentar o prato típico do local , o arroz de cuxá.
Depois de uma vivência tão energizante, prazerosa, so me resta reverenciar o meu País por tantas belezas naturais , culturais e pelo seu povo simples , forte , vívido!