Estes últimos anos pra mim, tem sido um desafio viver, manter-me saudável, não só fisicamente mas emocionalmente e espiritualmente também . Creio que assim tem sido para todas ou quase todas as pessoas. Pandemia, doenças, guerras, perdas, mudanças, aprendizados, ganhos, adaptações...assim segue a vida, num "esquenta e esfria" sem fim!
Desafios nos instigam ,nos provocam , nos impulsionam a sair do lugar comum , a buscar "algo mais", vencer limites , ir além...e isso é bom!
E assim o tempo vai passando...vamos crescendo, amadurecendo e envelhecendo.
Sabe que tenho gostado de envelhecer?
Meu pai dizia que quem não quisesse envelhecer teria que morrer, não temos alternativa, é a lei da natureza.
Mas o bom de envelhecer é que muito da tensão e ansiedade da juventude se esvai...
As estações e seus ritmos...Respeitar o próprio ritmo é um ganho.
Não ser e nem querer perfeição ,aprender a relativizar e flexibilizar, aceitar nossas limitações e reconhecer nossos talentos é muito bom! Poderia sintetizar tudo isso em autoconhecimento...Ganhos dos longos anos vividos.
Primeiro a gente começa a perceber que é preciso muito pouco para viver , que aquela correria desenfreada ,trabalho e mais trabalho, cursos e mais cursos ,conquistas e mais conquistas ,já não fazem mais sentido. E saber priorizar ,ter critérios, saber escolher, É TUDO!
Depois, com o discernimento adquirido ,saber diferenciar o que é nosso e o que é do outro (problemas, responsabilidades ,vida...) e assumir somente o que nos cabe, reduz muito o "peso" ou "carga" da vida .
Aprender a dizer NÃO é extremamente necessário e saudável . Impossível agradar a "todo mundo" e já não temos tanto tempo pra perder com o que os outros vão pensar ...é preciso agradar a si mesmo !
Aparência já não tem tanto valor , tudo o que se quer é saúde e disposição para curtir os momentos , a vida.
E sabe de uma coisa? A vida assim se torna tão mais simples, mais objetiva, assertiva!
Hoje me sinto mais a vontade e não tenho nenhuma vontade de "voltar" aos 15,20,30anos...Tenho todas essas idades em mim! Por isso sigo firme neste "projeto" de envelhecer.
Que venha mais anos ,mais rugas, mais vida!