"...só viram os que levantaram para trabalhar no alvorecer que foi surgindo..."

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"Segredos", Siron Franco

A   mostra "Segredos", do artista plástico goiano Siron Franco  reúne uma enorme diversidade de materiais nas suas pinturas, quadros e esculturas .
Siron Franco
Pintor, desenhista e escultor, Siron Franco nasceu em Goiás Velho, GO, em 1947. Passou sua infância e adolescência em Goiânia, tendo sua primeira orientação de pintura com D.J. Oliveira e Cleber Gouveia. Começou a ganhar a vida fazendo e vendendo retratos. A partir de 1965, decidiu concentrar-se no desenho, seguindo os esboços grotescos e irreais que tinha em mente. Entre 1969 e 1971 residiu em São Paulo, freqüentando os ateliês de Bernardo Cid e Walter Levi, em São Paulo, e integrando o grupo que fez a exposição Surrealismo e Arte Fantástica, na Galeria Seta.
Após ganhar o prêmio Viagem ao Exterior no Salão de Arte Moderna em 1975, viajou pela Europa entre 1976 e 78. Dono de uma técnica impecável, dá uma atmosfera dramática a seus quadros com a utilização de tons escuros, cinza e marron. Com mais de 3.000 peças criadas, além de instalações e interferências, teve sua obra representada em mais de uma centena de coletivas em todo o mundo, incluindo os mais importantes salões e bienais. Essa exposição chega após um hiato de três anos.
Segredos
A série teve início com uma obra de 2001. Na tela recoberta de carvão são colados 17 Cd´s. O que eles contém, é um mistério, mas a composição recria a chave magnética do quarto de hotel em que o artista ficou hospedado na Venezuela. O ouro revela imagens enigmáticas e essa obra, “O Primeiro Segredo”, foi chave de abertura para a exposição abrindo o novo caminho ainda não descoberto.
Os segredos sugeridos nas telas ganham volume nas esculturas. Um fato autobiográfico é o impulso inicial da obra “Segredo número 21”, uma fogueira produzida em mármore sintético. A escultura, de 250 cm, impressiona pelos detalhes: imagens do repertório popular católico incrustadas em suas vigas horizontais.A série Segredos do artista plástico Siron Franco vai estar em exposição no Centro Cultural Oscar Niemeyer até 21 de abril. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 13 às 18 horas. O Centro Cultural Oscar Niemeyer fica na GO-020, quilômetro zero, saída para Bela Vista. A entrada é franca

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Lixo Extraordinário

Lixo Extraordinário concorre ao Oscar de melhor documentário,  apesar de ter personagens brasileiros e ter sido quase todo rodado no Brasil, o filme representa a Inglaterra na maior festa de Hollywood, a meca da indústria do cinema. Isso porque Lixo Extraordinário é uma coprodução internacional Inglaterra e Brasil.
A obra tem três diretores: a inglesa Lucy Walker e os brasileiros João Jardim e Karen Harley. O filme gira em torno do artista brasileiro Vik Muniz, radicado nos Estados Unidos, que resolve voltar ao Brasil em busca de inspiração para novos trabalhos. Ela chega por meio do contato com os catadores de lixo reciclável no aterro sanitário Jardim Gramaxo, no Rio de Janeiro, um dos maiores da América Latina. É ali, para onde são levados os detritos do consumo da sociedade, que centenas de trabalhadores encontram a matéria-prima que se tornará seu sustento de suas famílias.
Ao fotografar estas pessoas e depois utilizar suas imagens em composições artísticas, originais ou inspiradas em telas famosas, o artista Vik Muniz se revigora. Numa das contradições do mercado de arte, essas obras são vendidas a preços exorbitantes em galerias do primeiro mundo, paradoxo que o filme discute. Informação retirada do POPULAR