A mostra "Segredos", do artista plástico goiano Siron Franco reúne uma enorme diversidade de materiais nas suas pinturas, quadros e esculturas .
Siron FrancoPintor, desenhista e escultor, Siron Franco nasceu em Goiás Velho, GO, em 1947. Passou sua infância e adolescência em Goiânia, tendo sua primeira orientação de pintura com D.J. Oliveira e Cleber Gouveia. Começou a ganhar a vida fazendo e vendendo retratos. A partir de 1965, decidiu concentrar-se no desenho, seguindo os esboços grotescos e irreais que tinha em mente. Entre 1969 e 1971 residiu em São Paulo, freqüentando os ateliês de Bernardo Cid e Walter Levi, em São Paulo, e integrando o grupo que fez a exposição Surrealismo e Arte Fantástica, na Galeria Seta.
Após ganhar o prêmio Viagem ao Exterior no Salão de Arte Moderna em 1975, viajou pela Europa entre 1976 e 78. Dono de uma técnica impecável, dá uma atmosfera dramática a seus quadros com a utilização de tons escuros, cinza e marron. Com mais de 3.000 peças criadas, além de instalações e interferências, teve sua obra representada em mais de uma centena de coletivas em todo o mundo, incluindo os mais importantes salões e bienais. Essa exposição chega após um hiato de três anos.
Segredos
A série teve início com uma obra de 2001. Na tela recoberta de carvão são colados 17 Cd´s. O que eles contém, é um mistério, mas a composição recria a chave magnética do quarto de hotel em que o artista ficou hospedado na Venezuela. O ouro revela imagens enigmáticas e essa obra, “O Primeiro Segredo”, foi chave de abertura para a exposição abrindo o novo caminho ainda não descoberto.
Os segredos sugeridos nas telas ganham volume nas esculturas. Um fato autobiográfico é o impulso inicial da obra “Segredo número 21”, uma fogueira produzida em mármore sintético. A escultura, de 250 cm, impressiona pelos detalhes: imagens do repertório popular católico incrustadas em suas vigas horizontais.A série Segredos do artista plástico Siron Franco vai estar em exposição no Centro Cultural Oscar Niemeyer até 21 de abril. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 13 às 18 horas. O Centro Cultural Oscar Niemeyer fica na GO-020, quilômetro zero, saída para Bela Vista. A entrada é franca