Lixo Extraordinário concorre ao Oscar de melhor documentário, apesar de ter personagens brasileiros e ter sido quase todo rodado no Brasil, o filme representa a Inglaterra na maior festa de Hollywood, a meca da indústria do cinema. Isso porque Lixo Extraordinário é uma coprodução internacional Inglaterra e Brasil.
A obra tem três diretores: a inglesa Lucy Walker e os brasileiros João Jardim e Karen Harley. O filme gira em torno do artista brasileiro Vik Muniz, radicado nos Estados Unidos, que resolve voltar ao Brasil em busca de inspiração para novos trabalhos. Ela chega por meio do contato com os catadores de lixo reciclável no aterro sanitário Jardim Gramaxo, no Rio de Janeiro, um dos maiores da América Latina. É ali, para onde são levados os detritos do consumo da sociedade, que centenas de trabalhadores encontram a matéria-prima que se tornará seu sustento de suas famílias.
Ao fotografar estas pessoas e depois utilizar suas imagens em composições artísticas, originais ou inspiradas em telas famosas, o artista Vik Muniz se revigora. Numa das contradições do mercado de arte, essas obras são vendidas a preços exorbitantes em galerias do primeiro mundo, paradoxo que o filme discute. Informação retirada do POPULAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário