Desde o final do ano passado Goiânia tem contado com mais um espaço pra cultura,pra arte,o Teatro Sesi;desde então tenho assistido neste local a bons shows musicais,espetáculos de dança ,teatros...
Sempre fico surpresa com o escasso público e pensativa quanto ao investimento material e energético em tantos espetáculos ,de boa qualidade ,para tão poucos...
Em conversa com amigos ,alguns apontam a falta de divulgação; fato é que vejo divulgação nos jornais,rádios ,sites e até mesmo Tv...
Será mesmo falta de divulgação? Não...acho que é bem isso não!As classes mais populares podem sim desconhecer o direito de fazerem parte desse mundo, o direito de ocupar tais espaços.
Não raro escuto goianos reclamarem da falta de opção;até pouco tempo atrás concordava,mas acho que o cenário tem mudado,melhorado.
O que acho mais difícil de mudar é essa cultura dos barzinhos, dos shows urbanejos,dos midiáticos ,que ,"cá pra nós",lotam de pessoas e não raro , nada oferecem de novo ,construtivo ...é muitas vezes,mais do mesmo.
Mas o que sei é que precisamos começar um movimento a partir de nós mesmos , de nossas casas , nossa família ,nossos locais de trabalho,nossas relações,convocando a todas e todos a ocuparem os espaços de cultura, a tomarem posse da nossa cultura ,apreciando, tomando gosto,avaliando,criticando e consequentemente, também produzindo.
É preciso também que as secretarias de educação e cultura façam parcerias com esses espaços culturais ,como política pública,com estrutura ,incluindo transporte , para um trabalho conjunto onde as escolas , as classes menos favorecidas possam apoderar-se da nossa cultura.
Assim todos se beneficiam.Artistas e espaços com públicos e a população mais rica de conhecimento,cultura;com identidade fortalecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário