"...só viram os que levantaram para trabalhar no alvorecer que foi surgindo..."

sábado, 25 de abril de 2009

Honestidade consigo mesmo

Honestidade consigo mesmo ...
O importante é querermos saber o que está dentro de nós .Devemos cultivar o desejo de ser honestos conosco.Honestidade consigo mesmo é um hábito de autopercepção que deve ser praticado diariamente .E essa autopercepção é mais um processo que um fato isolado .Devemos adquirir o hábito de tomar consciência de nossa forma extremamente pessoal e individual ao processar nossas sensações , percepções , emoções e motivações.Devemos examinar mais atentamente a forma pela qual chegamos a nossas decisões e por fim , a nossos atos.
Só assim chegaremos a uma percepção maior de nossos processos pessoais e a um controle mais consciente de nossas ações e reações . É claro que , durante todo esse processo , devemos assumir a responsabilidade por nossas decisões e nosso comportamento.Sabemos que são o resultado de algo dentro de nós.Ao mesmo tempo , devemos ouvir e procurar descobrir o que está lá dentro.Devemos procurar descobrir quem somos de verdade em vez de tentar dizer a nós mesmos quem devemos ser.
Ser honesto consigo mesmo requer desistir das encenações e dos papéis .Mas , antes de haver desistência , é preciso haver reconhecimento .Como é minha peça de teatro?Dizem que todos carregamos um cartaz à nossa frente.Nós mesmos o fizemos , ele nos anuncia.E somos tratados de acordo .Se o cartaz diz “Burro”, os outros não se aproximam de nós para uma conversa séria.E, se o cartaz diz “Capacho”, os outros tendem a deitar e rolar em cima da gente.
O curioso a respeito dos nossos cartazes é que os outros conseguem Le-los claramente, embora poucas vezes tenhamos percepção da nossa publicidade .Esse , a meu ver , é um de nossos receios mais comuns de intimidade.Se eu deixar que se aproxime de mim , você vai ver o que há por trás de minha cena de teatro , vai ler o cartaz que está nas minhas costas.Vai decifrar o meu enigma.Pode deixar – me inteiramente nu.

John Powell,SJ

In As estações do coração.Edições Loyola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário