"...só viram os que levantaram para trabalhar no alvorecer que foi surgindo..."

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

No dia dos professores, refletindo através de um texto antigo , porém , atual


É quase século XXI e eu aqui, em meio a tantos avanços , tanta tecnologia , tanta inovação pedagógica , me vejo com uma proposta um tanto antiga, educar...
Chego em uma escola e encontro um grupo de crianças , jovens sedentos , famintos de tanta coisa ; não falta só comida , falta amor , falta limite , orientação , falta cultura .
A violência muitas vezes impera , nos palavrões , nos gestos , nas ações...
Lindo é o sonho universitário de uma escola ideal ,dura é a realidade encontrada para realizar esse sonho , que não é impossível , mas que com certeza exigirá por parte do sonhador “arregaçar as mangas” e doar todo o sangue , o tempo , a vida, SEM GARANTIA DE QUE ALGO VAI BROTAR , MAS COM A CERTEZA DE TER CULTIVADO A VIDA..
Quão difícil é abrir os olhos de quem não quer ver ! Quão duro é despertar aquele que já perdeu as esperanças , ou mesmo nunca as teve! Quão árduo é armar aquele que já nasceu derrotado !
Em fins do século XX , me sinto a própria Joana D’Arc , guerreira medieval , não com armaduras , armada apenas de conhecimento ,de sonhos , coragem , amor , lutando contra o monstro da baixa-estima , do imediatismo , da descartabilidade , da falta de perspectiva , enfim , da falta de EDUCAÇÃO.
As inofensivas criancinhas muitas vezes se transformam em vampirinhos que sugam não a guerreira , mas a humana “professorinha”.E aqui, RS...lembro Miguel Falabella, “SALVE A PROFESSORINHA”!
Foi se o tempo do professor ditador ,professor - pai , autoridade máxima , o professor personalidade respeitada , modelo , referência de vida...sobrou o professor companheiro , amigo , mas “não sei porque” , sobrou para ele a depreciação , a desvalorização .
E é então que neste contexto me vejo lutando , não contra crianças e jovens “vampirinhos” , mas contra o que fizeram e fazem com elas , contra um sistema que empobrece , que aniquila e que aumenta assustadoramente a cada dia as diferenças..
É com a paciência , persistência e esperança de um camponês que vou semeando , cultivando as mais antigas e básicas lavouras , a dos valores humanos , pois sem eles, sem a tal proclamada ética , a vida corre o risco de nada ser.
Educar
Antes formar , modelar , treinar , repreender , reter
Ao aluno ouvir e obedecer
Hoje despertar , estimular , mediatizar
Fiel da balança
Fio de prumo
É traduzir o mundo para a criança
E dela o potencial despertar
Fazê-la rir , brincar , sonhar , criar
Participar , caminhar , crescer
Tornando – a um adulto capaz de pensar
Para o seu destino ele próprio traçar
Definindo um rumo
No caos que é o mundo
Educar é o indivíduo munir
E do presente fazer o futuro surgir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário