"...só viram os que levantaram para trabalhar no alvorecer que foi surgindo..."

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sugestões para leitura...


A Cidade do Sol
Khaled Hosseini . Ano: 2007 Editora: Nova Fronteira
Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.
Li recentemente e fiquei sensibilizada com a história dessas duas mulheres,Marian e Laila.História de opressão , rejeição , violência e guerra. Me emocionei com a condição de vida dessas mulheres que ,embora de países, culturas diferentes da nossa , não difere de muitas de nós. É doído pensar no machismo escancarado , desprezível que as muçulmanas sofrem, mas igualmente doído é o machismo camuflado daqui; acredito que muitas mulheres tenham sentimentos e sofrimentos semelhantes,mesmo que as situações vividas sejam"distintas".
Muito já foi feito e muito ainda há por fazer por relações igualitárias , de respeito e tolerância às diferenças , às individualidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário