"...só viram os que levantaram para trabalhar no alvorecer que foi surgindo..."

quinta-feira, 3 de março de 2022

Mais uma volta em torno do sol !Mais um ano!


 Estes últimos anos pra mim, tem sido um desafio viver, manter-me saudável, não só fisicamente mas emocionalmente e espiritualmente também . Creio que assim tem sido para todas ou quase todas as pessoas. Pandemia, doenças, guerras, perdas, mudanças, aprendizados, ganhos, adaptações...assim segue a vida, num "esquenta e esfria" sem fim!

Desafios nos instigam ,nos provocam , nos impulsionam a sair do lugar comum , a buscar "algo mais", vencer limites , ir além...e isso é bom!

E assim o tempo vai passando...vamos crescendo, amadurecendo e envelhecendo. 

Sabe que tenho gostado de envelhecer?

Meu pai dizia que quem não quisesse envelhecer teria  que morrer, não temos alternativa, é a lei da natureza. 

Mas o bom de envelhecer é que muito da tensão e ansiedade da juventude se esvai...

As estações e seus ritmos...Respeitar o próprio ritmo é um ganho. 

Não ser e nem querer perfeição ,aprender a relativizar e flexibilizar, aceitar nossas limitações e reconhecer nossos  talentos é muito bom! Poderia sintetizar tudo isso em autoconhecimento...Ganhos dos longos anos vividos.

Primeiro a gente começa a perceber que é preciso muito pouco para viver , que aquela correria desenfreada ,trabalho e mais trabalho, cursos e mais cursos ,conquistas e mais conquistas ,já não fazem mais sentido. E saber priorizar ,ter critérios, saber escolher, É TUDO!

Depois, com o discernimento adquirido ,saber diferenciar o que é nosso e o que é do outro (problemas, responsabilidades ,vida...) e assumir somente o que nos cabe, reduz muito o "peso" ou "carga" da vida .

Aprender a dizer NÃO é extremamente necessário e saudável . Impossível agradar a "todo mundo" e já não temos tanto tempo pra perder com o que os outros vão pensar ...é preciso agradar a si mesmo !

Aparência já não tem tanto valor , tudo o que se quer é saúde e disposição para curtir os momentos , a vida.

E sabe de uma coisa? A vida assim se torna tão mais simples, mais objetiva, assertiva!

Hoje me sinto mais a vontade e não tenho nenhuma vontade de "voltar" aos 15,20,30anos...Tenho todas essas idades em mim! Por isso sigo firme neste "projeto" de envelhecer.

Que venha mais anos ,mais rugas, mais vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário